Busca avançada
Ano de início
Entree

Processo sedmentar atual e a distribuicao da materia organica sedimentar no sistema estuarino-lagunar de cananeia-iguape, sp.

Processo: 01/01283-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Valdenir Veronese Furtado
Beneficiário:Roberto Lima Barcellos
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sedimentologia   Distribuicão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cananeia-Iguape | Distribuicao | Materia Organica Sedimentar | Sedimentacao | Sistema Estuarino Lagunar

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal a análise, em duas épocas do ano, das características composicionais, do comportamento e da origem da matéria orgânica sedimentar do Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape, localizado no litoral sul do Estado de São Paulo, associando as concentrações a serem obtidas à distribuição dos sedimentos de fundo e ao processo de sedimentação. Serão utilizados, como parâmetros da matéria orgânica sedimentar, os elementos carbono e fósforo orgânicos e nitrogênio e enxofre totais, as razões C/N, C/S e C/P e as razões isotópicas C13/C12 (δ 13C) e N15/N14 (δ15N). Estes, por sua vez, serão correlacionados com os parâmetros sedimentológicos a serem obtidos: granulometria, análise da fração arenosa e conteúdo de carbonato biodetrítico. O estudo destes elementos (C, N, S e P) e sua relação nos processos sedimentares possibilita: a avaliação da origem do aporte atual de material sedimentar, correlacionando a matéria orgânica, às possíveis áreas fontes; a caracterização de áreas sujeitas a maior ou menor circulação hidrodinâmica (maiores conteúdos estão associados a áreas onde ocorre baixa movimentação junto ao fundo e a sedimentos finos); e a verificação das tendências do meio em relação ao seu potencial de oxi-redução. Fornece, também, subsídios a estudos ambientais, havendo a possibilidade de associação com a ecologia do meio, principalmente o bentos, e de avaliação das influências naturais e antrópicas sobre determinada região. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)