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O salão de Marília de Dirceu: a arte galante em Minas colonial

Processo: 97/06297-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1997
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Mary Lucy Murray Del Priore
Beneficiário:Marcos Horacio Gomes Dias
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arcadismo   Pinturas (arte)   Rococó   Minas Gerais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arcadismo | Galanteria | Pintura | Rococo

Resumo

Acreditando que a arte é um meio usado como veículo de mensagens das estruturas sociais e que a capitania de Minas Gerais teve sua evolução artística atrelada não apenas aos seus modelos internos, como afirma a historiografia clássica, penso que seria importante fazer um estudo sobre os temas das pinturas de galanteria de caráter profano, analisando-as para tentar entendê-las dentro de um universo aonde o mote são as pinturas de caráter religioso. Pretendo perceber a sua ambientação na colônia e mais precisamente em terras mineiras, pensando na população não apenas como receptora de estilos artísticos externos, mas com uma certa autonomia para se identificar e fazer uso dos signos de acordo com a sua receptividade para com eles, de forma que pode se retratar mostrando sua própria realidade. Sabendo que esta é uma proposta de um estudo ainda não realizado, apresento um levantamento inicial de pinturas de galanterias e pastoris, encontradas em templos religiosos e construções civis de Minas Gerais, para que possa ser feito seu enquadramento dentro da arte colonial mineira e brasileira. (AU)

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