Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo fitoquimico das sementes de toona ciliata: uma contribuicao a quimiossistematica do genero e a ecologia na interacao meliaceae-hypsipyla.

Processo: 95/09573-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 1996
Vigência (Término): 31 de julho de 1999
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva
Beneficiário:João Oiano Neto
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Bioatividade   Interação planta-inseto   Meliaceae

Resumo

A Hypsipyla grandella, conhecida como broca-do-cedro, é o principal agente do fracasso dos plantios em monocultura de árvores de Meliaceae, para os vários fins comerciais. Em contrapartida, o gênero Toona (australiano) no Brasil não sofre o ataque da broca-do-cedro, acredita-se que seja devido, à presença de metabólitos secundários ativos contra a broca. No sistema de classificação de Harms os gêneros Cedrela e-Toona constituem a subfamília Cedreloideae. Pennington e Styles em seu sistema incluem Cedreloideae em Swietenioideae. Os limonóides isolados de Cedrela são típicos de Swietenioideae e os de Toona conservam características de Melioideae. Assim, do ponto de vista químico a conexão deste último à Swietenioideae é ainda discutível. Esta observação parece esclarecer a resistência de Toona e a não resistência de Cedrela à H. grandella. Portanto, o presente projeto visa o estudo fitoquímico das sementes de T. ciliata e o bioensaio das substâncias isoladas contra H. grandella. Espera-se com os resultados esclarecer a posição taxonômica do gênero e contribuir no combate da praga do cedro, via inseticidas naturais, ou seja, com os próprios metabólitos de T. ciliata. (AU)