Busca avançada
Ano de início
Entree

Validacao do conceito de continuo para o funcionamento de rios em regiao sub-tropical: um estudo de caso, ribeirao piracicamirim, piracicaba, sp.

Processo: 96/09949-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1997
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Martinelli
Beneficiário:Jean Pierre Henry Balbaud Ometto
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica do carbono   Rio Piracicaba

Resumo

A formulação de urna teoria geral do funcionamento de ecossistemas lóticos exige o conhecimento da dinâmica destes sistemas em escalas locais, regionais e globais. Em termos locais, diversas teorias têm sido propostas para explicar o papel regulador das variáveis ambientais na distribuição das comunidades biológicas e a interdependência entre estas e a dinâmica da matéria orgânica. No entanto, a aplicabilidade destas teorias foi testada apenas em regiões de clima temperado. Nas regiões tropicais são mais comuns estudos em escalas regionais a globais, e praticamente inexistentes estudos sobre a ecologia de rios de pequeno porte, compreendendo bacias hidrográficas de escala local (entre 10 a 1000 ha). Com este trabalho propõe-se testar uma destas teorias, o conceito de contínuo, no ribeirão Piracicamirim, um rio de 3ª ordem localizado em Piracicaba, SP. Através de amostragens quinzenais ao longo do ano hidrológico, será analisada a evolução espaço- temporal de parâmetros biogeoquímicos chaves, do metabolismo deste rio e da distribuição de organismos bentônicos. Além da análise de variáveis físico-químicas e da composição orgânica e inorgânica da fase dissolvida, será feita a quantificação e caracterização (composição elementar e isotópica - δ13C) do material particulado orgânico, a quantificação do transporte de sedimentos e das taxas respiratórias. Paralelamente, será analisada a distribuição das populações de macro-invertebrados bentônicos, segundo os hábitos alimentares. Como o ribeirão Piracicamirim encontra-se em uma região fortemente impactada pela ação antrópica, como parâmetro comparativo empregaremos a mesma abordagem para analisar o metabolismo de um rio pouco impactado, ribeirão Fazendinha, situado na região de Sousas, SP, onde atravessa basicamente pastos e florestas até sua foz no rio Atibaia. Ambos ribeirões fazem parte da bacia do rio Piracicaba, o qual vem sendo amplamente estudado pelo projeto Piracena (CENA-USP, Piracicaba,SP). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)