Busca avançada
Ano de início
Entree

Professores em inicio de carreira: promovendo e investigando processos de aprendizagem profissional por meio de casos de ensino.

Processo: 01/03710-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Beneficiário:Maevi Anabel Nono
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

Estudos sobre formação docente têm apontado para o caráter de construção do pensamento do professor, sugerindo que sua formação ocorre de maneira contínua, iniciando-se nos cursos de formação (ou ainda antes) e prosseguindo durante todo exercício profissional. O professor é visto como capaz de gerar conhecimento ao enfrentar situações escolares. O conhecimento docente é tido como dinâmico, multifacetado e complexo. Neste projeto, relacionado à formação continuada de professores, propõe-se a investigação, por meio da utilização da estratégia de estudo de casos de ensino, de aprendizagens iniciais da docência de professoras iniciantes egressas de curso de formação de nível médio. Objetiva-se ainda, considerando que existem poucas informações, na literatura brasileira, sobre a utilização de casos de ensino na formação docente, investigar contribuições do uso de casos na apreensão e na promoção de tais aprendizagens. A investigação aqui proposta, de natureza qualitativa, será desenvolvida com professoras iniciantes que estejam atuando nas séries iniciais do ensino fundamental e/ou na educação infantil. Os dados serão obtidos por meio do estudo e da elaboração de casos de ensino, de observações e de entrevistas individuais. A análise dos dados irá focalizar conhecimentos evidenciados pelas professoras, além de dificuldades e desafios enfrentados por elas no início da carreira docente e, ainda, contribuições dos casos como instrumentos de desenvolvimento profissional docente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)