Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao funcional da proteina desacopladora mitocondrial de plantas (pump) e sua interacao cam a oxidase alternativa (aox).

Processo: 97/11841-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1998
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Aníbal Eugênio Vercesi
Beneficiário:Andrea Miyasaka de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Plantas   Termogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Plantas | Termogenese

Resumo

Recentemente, uma proteína similar em todos os aspectos a proteína desacopladora de tecido adiposo marrom de mamíferos (UcP) foi descoberta em nosso laboratório em mitocôndrias de plantas(Vercesi et al. ,1995 PUMPing plants. Nature, 375, 24). Estudos do nosso grupo demonstraram que esta proteína (Plant Uncoupling Mitochondrial Protein, PUMP), da mesma forma que a UcP de mamíferos, aumenta a condutividade da membrana a prótons quando incorporada em lipossomas de lecitina. Este projeto tem como objetivo fundamental estudar o papel fisiológico da PUMP em mitocôndrias de plantas, assim como a sua regulação tanto a nível molecular quanto a nível funcional. Além disso, a sua interação com a via alternativa da cadeia respiratória insensível a cianeto, supostamente associada a termo-gênese em plantas, também será caracterizada. Para isso pretendemos utilizar diferentes órgãos e frutos de diferentes plantas em vários estágios de desenvolvimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)