Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos de protecao da mitocondria vegetal contra os efeitos deleterios do radical oxido nitrico.

Processo: 04/13498-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Ione Salgado
Beneficiário:Halley Caixeta de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transporte de cálcio   Ciclosporinas   Transporte de elétrons   Óxido nítrico

Resumo

O radical óxido nítrico (NO) é um inibidor importante e reversível da citocromo e oxidase e, em concentrações mais elevadas, seus derivados, como a nitrosoglutationa (GSNO), também podem inibir outros componentes da cadeia respiratória mitocondrial. Pouco se conhece sobre as ações do NO na mitocôndria vegetal, principalmente ao se considerar que essas organelas expressam vias alternativas para o transporte de elétrons, como as NAD(P)H desidrogenases externas e a oxidase alternativa (AOX). No presente projeto pretendemos estudar os efeitos da exposição prolongada de mitocôndrias isoladas de vegetais ao NO e seus derivados, na atividade das proteínas respiratórias. Pretendemos ainda estudar o efeito da exposição de tubérculos de batata ao NO e GSNO na expressão/atividade de proteínas mitocondriais dissipadoras de energia, como as NAD(P)Hext e a proteína desacopladora (PUMP), além da AOX. Associado à inibição da cadeia respiratória, o NO também é capaz de induzir a morte celular por um processo do tipo apoptótico em células de Citrus sinensis, que é prevenida por ciclosporina-A (CSA). Pretendemos verificar se o efeito protetor da CSA pode ser atribuído à prevenção do "cycling" de cálcio. Acreditamos que os resultados advindos deste trabalho permitirão contribuir para o entendimento dos mecanismos de proteção desenvolvidos pelas plantas, ao nível das mitocôndrias, contra os efeitos deletérios do radical óxido nítrico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA‚ H.C.; SAVIANI‚ E.E.; OLIVEIRA‚ J.F.P.; SALGADO‚ I. Cyclosporin A inhibits calcium uptake by Citrus sinensis mitochondria. Plant Science, v. 172, n. 3, p. 665-670, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.