Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo sobre a influencia da percepcao e das expectativas dos professores e dos alunos sobre o desempenho em matematica.

Processo: 00/03013-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Marcia Regina Ferreira de Brito Dias
Beneficiário:Liliane Ferreira Neves Inglez de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Rendimento escolar   Expectativas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atribuicao Causal | Auto-Eficiencia | Desempenho Escolar | Expectativas

Resumo

Este estudo buscará aprofundar o conhecimento a respeito da influência das expectativas e percepções de professores e alunos no desempenho em matemática. Serão sujeitos desta pesquisa, alunos de terceira e quartã séries do ensino fundamental, e seus respectivos professores, que serão posteriormente selecionados. Entende-se que as expectativas compreendem a perspectiva de sucesso ou fracasso na disciplina, envolvendo também as crenças dos alunos em suas competências, e as percepções estão relacionadas às características atribuídas a este desempenho. Considerou-se também importante avaliar as atribuições causais a experiências de sucesso ou fracasso na disciplina matemática, pois algumas pesquisas têm demonstrado que atribuições causais relacionam-se a expectativas de desempenho. Para a execução deste estudo serão utilizados questionários com professores. Com os alunos deverão ser utilizados: questionário de auto-percepção de desempenho, medida de auto-eficácia e avaliação de atribuições causais, além de uma prova de matemática adequada ao conteúdo dessa disciplina nas respectivas séries estudadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)