Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação computacional da rede de sinalização bioquímica implicada com a potencialização sináptica de longa duração entre células piramidais das áreas CA1 e CA3 do hipocampo.

Processo: 02/11728-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica de Processos e Sistemas
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Roque da Silva Filho
Beneficiário:Gabriela Antunes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Sinalizacao Bioqimica

Resumo

O processo de Potencialização de Longa Duração (LTP) é uma das principais formas de plasticidade sináptica e tem sido um dos modelos moleculares mais estudados para a compreensão da memória. Entretanto, esse processo ainda não é totalmente conhecido havendo várias dúvidas e contradições quanto a diversos pontos da cadeia de reações e da seqüência de alterações anatômicas e fisiológicas envolvidas na LTP. Em função disso, este trabalho tem como objetivo construir um modelo computacional de uma sinapse entre células piramidais das áreas CA1 e CA3 do hipocampo, contendo as principais vias de sinalização bioquímicas envolvidas no processo de LTP com o intuito de reproduzir algumas das propriedades características desse fenômeno, como aumento da eficiência sináptica e síntese protéica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)