Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das variacoes inter e intra-especificas de eimeria spp. de galinha domestica atraves do polimorfismo de dna amplificado randomicamente (rapd).

Processo: 96/10121-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1997
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Arthur Gruber
Beneficiário:Sandra Fernandez
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Técnica de amplificação ao acaso de DNA polimórfico   Eimeria   Marcador molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coccidiose Aviaria | Discriminacao De Cepas | Eimeria | Marcadores Moleculares | Rapd

Resumo

A coccidiose das galinhas é uma doença causada por parasitas protozoários do gênero Eimeria, e é responsável por grandes prejuízos na indústria avícola. Os métodos convencionais de identificação de espécies de Eimeria spp. são trabalhosos, requerem pessoal altamente treinado e apresentam falhas. A identificação de espécies e cepas importantes em nosso país é uma condição importante para se ter um quadro definido da sua importância epizootiológica, visando um melhor controle da coccidiose. A principal medida profilática nas últimas décadas têm sido o emprego de quimioterápicos de ação anticoccidiana. Entretanto, o crescente surgimento de cepas de campo resistentes têm obrigado a indústria avícola buscar novas estratégias de utilização dos anticoccidianos, como a adoção de programas duais e o desenvolvimento de novas drogas. O fenômeno de transferência de resistência a drogas entre cepas de Eimeria foi demonstrado por diferentes grupos. Através de infecções mistas, utilizando duas cepas resistentes a drogas distintas, foi possível obter linhas com resistência múltipla, evidenciando a transferência de fatores genéticos. Entretanto, os genes relacionados com a resistência a drogas ainda não são conhecidos. Outra abordagem no controle da coccidiose têm sido o desenvolvimento de linhas precoces de Eimeria pela seleção contínua dos primeiros oocistos liberados na infecção. Essas linhas apresentam um ciclo de vida no qual uma ou mais etapas de esquizogonia são eliminadas, resultando em um período pré-patente mais curto, menor potencial reprodutivo e menor intensidade de lesões. O caráter genético de precocidade é estável e também pode ser usado como um marcador genético em experimentos de recombinação por fertilidade cruzada. Assim como no caso da resistência a drogas, não são conhecidos os mecanismos moleculares envolvidos no caráter de precocidade. O presente projeto objetiva padronizar ensaios de RAPD (polimorfismo de DNA amplificado randomicamente) destinados à detecção de variações inter- e intra-específicas. Os diferentes perfis de RAPD serão utilizados para a discriminação de cepas e a identificação de marcadores moleculares relacionados com a resistência a drogas e com o caráter de precocidade. Para a execução do projeto, as amostras de Eimeria terão seus DNAs purificados e submetidos a análises comparativas em ensaios de RAPD. As diferenças genéticas serão identificadas com base no padrão de bandas amplificadas. Ao final do trabalho pretende-se iniciar a clonagem de marcadores moleculares únicos, identificados pelo RAPD, visando uma posterior caracterização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)