Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos de cultura e gênero na Arte de Amar - de Ovídio e no Satyricon - de Petrônio: representações e relações

Processo: 99/01769-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1999
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Abreu Funari
Beneficiário:Glaydson José da Silva
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura | Genero | Relacao | Representacao

Resumo

O projeto de pesquisa que ora se apresenta tem por objetivo proceder a uma leitura comparada de dois significativos textos da literatura clássica latina: a Arte de Amar - de Ovídio e o Satyricon - de Petrônio; importantes fontes para o estudo e a compreensão de aspectos de gênero nos primórdios do Principado romano. Desta maneira, as representações masculinas e femininas, bem como as relações estabelecidas entre elas e a inter-relação entre as obras, constituirá uma interpretação das questões de gênero sob o viés de uma história da cultura e das classes sociais. A análise pretendida tem por intuito ligar as relações estabelecidas entre homens e mulheres com a questão das diferentes classes representadas pelos autores. Metodologicamente, a abordagem a ser dada aos textos far-se-á mediante o estabelecimento de temas e a procura de semelhanças e diferenças nas obras analisadas, à luz da leitura de fontes recorrentes dos períodos estudados e da produção historiográfica atual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Glaydson José da. Aspectos de cultura e genero na Arte de Amar, de Ovidio, e no Satyricon, de Petronio: representações e relações. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.