Busca avançada
Ano de início
Entree

Códigos corretores de erros (bloco e convolucional) com boas propriedades de codificação de linha

Processo: 97/00926-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1998
Vigência (Término): 31 de março de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Renato Baldini Filho
Beneficiário:Evelio Martin Garcia Fernandez
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Em anos recentes, um interesse crescente tem sido notado no desenvolvimento de esquemas de codificação que associem a característica de controle de erro com a de codificação de linha. Sistemas de gravação magnética e óptica são exemplos de áreas onde tais códigos podem ser utilizados. Sistemas de codificação simultânea de linha e corretora de erro substituem com vantagens os sistemas tradicionais de codificação em cascata. Os sistemas de codificação em cascata primeiro realizam uma codificação para correção de erro para então, em seguida, realizar a codificação de linha, o que aumenta o número de bits de redundância para transmissão. Os sistemas de codificação simultânea tentam utilizar um número de bits de redundância menor para realizar ambas as codificações, fazendo com que a redundância produzida seja utilizada concomitantemente para corrigir erros e limitar o número de zeros (uns) consecutivos. O objetivo deste trabalho é desenvolver algoritmos de busca para obtenção de novas classes de códigos corretores de erros com boas propriedades de codificação de linha. Estes algoritmos devem ser de simples implementação e produzir códigos que tenham desempenho igual ou superior aos sistemas de codificação em cascata equivalentes. A relevância de tal projeto é evidente, uma vez que a transmissão e o armazenamento de dados digitais é cada vez mais comum atualmente. Processos para correção de erro da informação transmitida (armazenada) são indispensáveis para a confiabilidade dos sistemas digitais. Por outro lado, a codificação de linha é parte fundamental no processo de sincronização de bit destes sistemas. A obtenção de esquemas que diminuam as redundâncias e conseqüentemente aumentem a suas eficiências de transmissão (armazenamento) são de vital importância. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDEZ, Evelio Martin Garcia. Codigos de linha a partir de codigos corretores de erro concatenados. 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.