Busca avançada
Ano de início
Entree

Samba, suor e identidade nacional: a criacao do musico moderno no brasil da musica brasileira 1920-1945.

Processo: 98/07851-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Esmeralda Blanco Bolsonaro de Moura
Beneficiário:José Adriano Fenerick
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Música brasileira   Identidade nacional   Samba   Modernização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Identidade Nacional | Modernizacao | Musica Brasileira | Musico Brasileiro | Samba

Resumo

O projeto de pesquisa visa estudar as relações entre a modernização capitalista ocorrida no Brasil dos anos de 1920/1945 com a construção de uma identidade para o brasil. Por ser entendido, hoje, como um dos símbolos da identidade nacional brasileira e por ter sua gênese inserida no contexto da modernização capitalista dos anos de 1920/1945, o samba, tomado como o principal objeto de estudo, será pensado a partir da modernização dos meios de comunicação e de divulgação da música no Brasil com a "invenção" de uma "tradição" cultural, musical, brasileira por excelência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FENERICK, José Adriano. Nem do morro, nem da cidade: as transformações do samba e a indústria cultural - 1920-1945.. 2002. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.