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A instrução pública e os princípios de igualdade, liberdade e humanidade em Condorcet

Processo: 99/08292-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Ética
Pesquisador responsável:Maria das Graças de Souza
Beneficiário:Adriana Mattar Maamari
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia política   Iluminismo   Liberdade   Estado (política)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estado | Igualdade | Iluminismo | Instrucao Publica | Liberdade | Natureza Humana

Resumo

A pesquisa será desenvolvida sobre o tema da instrução pública na obra de Condorcet a partir de uma abordagem filosófico-política que permita analisar a concepção do autor em três aspectos principais: 1º. A distinção entre educação e instrução; 2º. A prioridade entre a igualdade ou a liberdade dos sujeitos envolvidos na instrução pública; 3º. As noções de igualdade, liberdade e humanidade que, articuladas com a instrução pública ao longo da história, realizam o princípio da perfectibilidade humana, Este último aspecto, buscaria demonstrar a importância filosófica desse pensamento que confia nos progressos das ciências como condições indispensáveis à felicidade humana, situando o autor no quadro dos filósofos iluministas por deles herdar os princípios filosóficos de perfectibilidade do homem, revisibilidade das leis, racionalidade, igualdade, laicidade, liberdade e humanidade. (AU)

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