Busca avançada
Ano de início
Entree

Epidemiologia molecular das infecções hospitalares associadas a cateter venoso central por Staphylococcus epidermidis

Processo: 01/09692-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Luiza Moretti
Beneficiário:Dulcinea Blum Menezes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biofilmes   Staphylococcus epidermidis   Fatores de virulência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biofilme | Cateter Venoso Central | Fator De Virulencia | Ica | Staphylococcus Epidermidis

Resumo

A incidência de infecções hospitalares relacionadas a procedimentos invasivos causadas por S. epidermidis tem aumentado nas últimas décadas. A adesão de cepas de S. epidermidis em materiais sintéticos está relacionada à formação de biofilme capaz de aderir às células entre si, dispondo-as em multicamadas, facilitando sua colonização. A formação do biofilme é dependente da produção de um polissacarídeo denominado PIA "polisacharyde intercellular adhesin" cuja formação é dependente da expressão de genes presentes no operon ica. As cepas produtoras de biofilme apresentam maior resistência à terapêutica e maior virulência, diferentemente das cepas presentes na microbiota normal de indivíduos sãos. Até o presente, não estão descritos estudos comparando o perfil genotípico e a expressão dos genes ica em cepas patogênicas e cepas que fazem parte da microbiota normal. Os objetivos deste projeto são: a) analisar o perfil genotípico de S. epidermidis de cepas isoladas de processos infecciosos associados a cateteres vasculares centrais e bacteriemias relacionadas; e comparar com o perfil de cepas de S. epidermidis colonizadoras de pele e mucosas dos pacientes portadores destas infecções; b) investigar a presença dos genes responsáveis pela adesão intercelular nas cepas de S. epidermidis a partir de cepas isoladas de processos infecciosos associados a cateteres vasculares centrais e bacteriemia, e de cepas colonizadoras de pele e mucosas do paciente destas infecções. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BLUM-MENEZES, D.; BRATFICH, O. J.; PADOVEZE, M. C.; MORETTI, M. L.. Hospital strain colonization by Staphylococcus epidermidis. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 42, n. 3, p. 294-298, . (01/09692-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENEZES, Dulcinea Blum. Estudo de cepas clinicas e de microbiota de Staphylococcus epidermidis isoladas de colonização/infecção hospitalar relacionadas a cateter vascular. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.