Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da densidade sobre a interação planta-polinizador e consequências para dinâmica populacional de Abutilon rufinerve

Processo: 03/07088-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Silvana Buzato
Beneficiário:Luciano Elsinor Lopes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polinização   Reprodução vegetal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abutilon Rufinerve | Demografia | Densidade | Polinizacao

Resumo

A maioria das espécies de angiospermas depende de polinizadores para a reprodução sexuada. É consenso que a interação planta-polinizadora e, consequentemente, o sucesso reprodutivo de espécies vegetais podem sofrer efeitos da densidade de recursos florais. Têm sido estudados sistemas nos quais aumento na densidade de flores tem efeito no sucesso reprodutivo dos indivíduos via facilitação, aumentando o sucesso na polinização, ou competição, resultando em limitação polínica. Em ambos os casos são esperados efeitos na demografia da espécie. O presente projeto tem como objetivos: 1. Elucidar como a interação planta - polinizador, considerando polinizadores vertebrados, responde à variação na densidade de recursos florais; 2. Avaliar se tais variações afetam a produção de frutos e sementes e a demografia de Abutilon rufinerve. Serão estudados os efeitos das variações de recurso floral na frequência de visitas, polinização, produção de frutos e sementes e germinação das sementes em três escalas espaciais (mancha, vizinhança e indivíduo), a fim de detectar em que escala o polinizador responde às variações de recurso. Será realizado também o estudo da dinâmica populacional em locais de maior e menor densidade de A. rufinerve para a elaboração de matrizes de transição que permitirão avaliar o resultado da variação na produção de sementes na taxa assintótica de crescimento demográfico, ou seja, no sucesso reprodutivo médio dos indivíduos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Luciano Elsinor. Densidade de recursos florais em múltiplas escalas espaciais: conseqüências para a interação planta-polinizador e demografia de Abutilon rufinerve (Malvaceae). 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.