Busca avançada
Ano de início
Entree

Liberação de [3H]-glutamato por tecido estriatal de ratos: modulação por neurotransmissores e sinalização intracelular

Processo: 03/04408-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Lanfranco Ranieri Paolo Troncone
Beneficiário:Leandro de Magalhaes
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurotransmissores   Sistema nervoso central
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amp-Ceclico | Calmodulina | Corpo Estriado | Glutamato | Sistema Nervoso Central

Resumo

O estriado é o principal núcleo motor extrapiramidal e está diretamente implicado em doenças como o Mal de Parkinson e doença de Huntington. As terminações glutamatérgicas estriatais provenientes do córtex e do tálamo são moduladas por diversos neurotransmissores que agem na pré-sinápse e promovem a ativação de diferentes vias de sinalização intracelular, regulando a excitabilidade e conseqüentemente a liberação do glutamato. Há duas vias pelas quais ele pode ser liberado: por exocitose, um processo cálcio-dependente ou pela reversão do transportador, cuja principal função é a receptação e inativação desse aminoácido na fenda sináptica. Esse projeto tem por objetivo estudar o papel dos diversos neurotransmissores na modulação e controle da liberação de [3H]-glutamato através de manipulações farmacológicas, tais como agonistas e antagonistas para receptores dos neurotransmissores e também com inibidores e ativadores de mensageiros intracelulares tais como o AMP-cíclico e a calmodulina, empregando a liberação de [3H]-glutamato por tecido estriatal picado in vitro como metodologia básica. Com isso, pretendemos obter um panorama mais completo e sistemático dos fatores que alteram a liberação de [3H]-glutamato nesta estrutura, bem como os processos neuroquímicos envolvidos em sua modulação, a fim de contribuir para o conhecimento do papel deste neurotransmissor e fornecer subsídios para a formulação de novas terapêuticas para os distúrbios neurológicos citados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRONCONE, L. R.; MAGALHAES, L.; HERNANDES, M. S.. STRIATAL GLUTAMATE RELEASE IN SUPERFUSION: ROLES OF PHOSPHATASES, KINASES, CAMP AND CALMODULIN. Journal of Neurochemistry, v. 118, p. 1-pg., . (03/04408-2, 07/01066-4)
HERNANDES‚ M.S.; DE MAGALHÃES‚ L.; TRONCONE‚ L.R.P.. Glycine stimulates the release of labeled acetylcholine but not dopamine nor glutamate from superfused rat striatal tissue. Brain Research, v. 1168, p. 32-37, . (02/04545-7, 03/04408-2)