Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos visando a sintese do fragmento c26-c41 do potente imunossupressor sangliferina a.

Processo: 02/10518-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Dias
Beneficiário:Airton Goncalves Salles Junior
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Síntese total   Reação aldólica   Imunossupressores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acido Piperazico | Espirolactama | Imunossupressor | Inducao 1,5-Anti | Reacao Aldolica | Sintese Total

Resumo

A sangliferina A é um novo agente imunossupressor isolado a partir da streptomices sp. A92-308110. Suas propriedades biológicas são impressionantes, destacando-se, além de sua potente atividade imunossupressora, a forte interação com a ciclofilina A. É marcante sua capacidade de inibir linfócitos T e B simultaneamente. Outros imunossupressores são capazes de realizar tal inibição, porém, apresentam alta citotoxidade. A estrutura molecular da sangliferina foi completamente elucidada por técnicas cristalográficas de raios-x. Sua arquitetura molecular é caracterizada por uma espirolactama, um anel macrocíclico de 22 membros com um éster e três ligações amida além de dois resíduos de aminoácidos, o ácido piperázico e a meta-tirosina. Acredita-se que a rigidez conformacional ocasionada pela unidade de ácido piperázico é a responsável pela forte interação da sangliferina A com a ciclofilina A. Suas novas características estruturais destacando-se dezessete centros estereogênicos somadas à sua importância biológica fazem da sangliferina A um dos principais alvos para síntese total. O objetivo deste trabalho é estudar a viabilidade de preparação do fragmento C26-C41 da sangliferina A, utilizando-se uma reação de aldol com indução 1,5- anti, recentemente estudada em nosso grupo. Pretende-se preparar este complexo fragmento por uma rota permita sua utilização na preparação de derivados da sangliferina que apresentem atividade farmacológica potencial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALLES JUNIOR, Airton Goncalves. Sintese do fragmento C29-C39 da sangliferina A. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.