Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese, modelagem e implementação computacional da poroelasticidade acoplada

Processo: 03/08469-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Renato Pavanello
Beneficiário:Francisco Ilson da Silva Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Síntese   Poroelasticidade

Resumo

Este projeto tem como objetivo principal a construção de uma ferramenta computacional eficiente que auxilie no projeto de sistemas absorvedores através da análise de problemas dinâmicos da poroelasticidade acoplada usando o método dos elementos finitos. A formulação micro-macro de Biot-Allard será explorada para domínios bidimensionais e tridimensionais. Descrições mistas, simétricas e não-simétricas, serão avaliadas e seus desempenhos serão comparados. Para os domínios ilimitados a técnica de mapeamento DtN (Dirichlet-to-Neumann) será desenvolvida. Pretende-se fazer uma aplicação do método de homogeneização associado com o método de Elementos Finitos em problemas de valor de contorno regido pelas equações dinâmicas da Poroelasticidade Acoplada com o intuito de se obter uma ferramenta de síntese e análise de projetos de sistemas acústicos acoplados com o máximo grau de confiança e controle de suas características. Os métodos de homogeneização serão estudados e aplicados à otimização topológica dos sistemas acoplados, bem como a. determinação da configuração ótima das propriedades dos materiais absorvedores. As aplicações propostas para a realização deste estudo são amplas e diversas, como exemplos citam-se os da indústria automobilística e aeronáutica e ainda no estudo da qualidade sonora em ambientes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, F. I.; PAVANELLO, R. Synthesis of porous-acoustic absorbing systems by an evolutionary optimization method. ENGINEERING OPTIMIZATION, v. 42, n. 10, p. 887-905, 2010. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Francisco Ilson da Silva. Sintese computacional de absorvedores acusticos poroelasticos. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.