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Literatura infantil e formacao de professores: possibilidades para o uso do texto literario fantasticos em sala de aula.

Processo: 03/05282-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Caroline Cassiana Silva dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura infantojuvenil   Formação de professores   Literatura fantástica   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enino-Aprendizagem | Formacao De Professores | Leitura | Literatura Fantastica | Literatura Infantil

Resumo

O contato com diferentes tipos de texto em ambiente escolar é condição básica para a formação do leitor, se levarmos em consideração que é apenas na escala que grande parcela de crianças pode conhecer e apropriar-se de tal variedade. Nesse sentido, a relação aluno/textos na escola tem sido alvo de pesquisas acadêmicas e discussões em várias esferas da sociedade. Diante desta diversidade textual, a presente pesquisa pretende investigar a dinâmica de ensino-aprendizagem com o uso do texto literário fantástico em séries iniciais em uma escola da cidade de Presidente Prudente (SP), pois entendemos que o texto fantástico possui características para a formação do leitor completo/crítico. Aulas de Língua Portuguesa serão observadas para verificar a existência e os procedimentos adotados pelo professor no trabalho com estes textos. Além disso, para compreender o papel assumido pelo professor nesse ensino, recorreremos a entrevistas com os profissionais das classes pesquisadas com a finalidade de investigar suas concepções em relação a esse tipo de literatura. Pensando, ainda, na articulação e retorno dos conhecimentos possivelmente produzidos por este projeto, tencionamos uma intervenção nessa realidade educacional, que atuaria na formação do professor à medida que lhe instrumentalizasse pedagógica e esteticamente (através do contato com textos teóricos sobre o ensino da literatura e o uso do texto literário) para que possa repensar sua prática de leitura. (AU)

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