Busca avançada
Ano de início
Entree

Crencas de um professor e alunos de quinta serie e suas influencias no processo de ensino e aprendizagem de ingles em escola publica.

Processo: 03/03942-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Helena Vieira Abrahão
Beneficiário:Solange dos Santos Lima
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Crenças   Aprendizagem   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Crencas | Ensino | Escola Publica | Ingles | Quinta Serie

Resumo

Partindo do pressuposto de que as crenças norteiam, de alguma forma, todo o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (MOITA LOPES, 1996; WRIGHT & TUSKA, 1967; PAJARES, 1992; ABRAHAM & VANN, 1987; ERLBAUM et al, 1993; RILEY, 1997, DONATO & MACCORNICK, 1994; LANTOFF et al, 1985; WRITTROCK, 1986 e YANG, 1992), busca-se, com este trabalho, encontrar uma resposta as seguintes pergunta de pesquisa: 1. Como as crenças de professor e alunos interagem na construção do processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira em duas classes de quinta serie do ensino publico fundamental?; 2. Que crenças sobre linguagem, ensino e aprendizagem de língua estrangeira são trazidas por professor e alunos?; 3. De que modo o encontro ou o desencontro das crenças de professor e alunos afetam a motivação para aprender e ensinar língua estrangeira? Para desenvolvimento da pesquisa, será utilizada uma metodologia que se insere na tradição de pesquisas etnográficas (CANÇADO, 1994; ERICKSON, 1986, VAN LIER, 1988 E SILVERMAN, 2000). Após uma primeira analise em sala de aula, será feita uma triangulação (COHEN E MANION, 1981; LORTIE, 1988) dos resultados obtidos por meio de diferentes instrumentos de pesquisa (gravação em áudio e vídeo, questionários, diários e entrevistas) para verificar se houve a interação das crenças de professor e alunos na construção do processo de ensino-aprendizagem da língua. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Solange dos Santos. Crenças de uma professora e alunos de quinta série e suas influências no processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.