Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressao in vitro de proteinas do virus da anemia infecciosa das galinhas (cav) e o desenvolvimento de testes de imunodiagnostico com antigenos recombinantes.

Processo: 03/06729-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Antonio José Piantino Ferreira
Beneficiário:Eliana Ottati Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas recombinantes   Clonagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antigenos Recombinantes | Cav | Clonagem Genica | Elisa Para Cav

Resumo

A competitividade da agroindústria no mercado nacional e de exportação depende do efetivo monitoramento e redução das perdas na produção decorrentes de doenças, entre as quais se destacam as infecções virais imunossupressoras das aves. O vírus da anemia infecciosa das galinhas (CAV) é reconhecido como sério problema na avicultura, uma vez que ao afetar a competência do sistema imune da ave, causa o agravamento da patogenicidade de outras infecções, o aparecimento de infecções secundárias, bem como baixas respostas imunes vacinais que influem decisivamente no controle de outras infecções. A produção de proteínas recombinantes do CAV permitirá, portanto, o desenvolvimento de um teste de ELISA de menor custo no Brasil para viabilizar a indústria um monitoramento mais intensivo da imunidade de matrizes, visto que a importação de kits eleva os custos de produção e mantém uma dependência tecnológica do exterior. A importância da monitoria está na necessidade de um delineamento de estratégias de imunização contra a anemia infecciosa das galinhas. Considerando-se a transmissão vertical do vírus, o monitoramento sorológico das matrizes mesmo antes do início da postura, garantindo a presença de anticorpos contra o CAV, evita o risco da doença clínica na progênie. Também, a clonagem e expressão gênica fornecerão importantes ferramentas para o estudo da patogenia do vírus. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)