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Kiritsu, rei: as práticas cotidianas em uma escola japonesa no interior de São Paulo - a escola do núcleo Tietê (1930-1938)

Processo: 03/03471-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Karina Akemy Uehara
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História oral   História cultural   Imigração japonesa   Cotidiano escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Historia | Historia Cultural | Historia Oral | Imigracao | Memoria

Resumo

A pesquisa tem como objetivo principal o estudo das práticas escolares dentro de uma escola japonesa no auge do período imigratório japonês, refletindo acerca de seu isolamento da "cidade grande", das restrições sofridas ao longo da década de trinta até seu fechamento com a política de nacionalização do ensino, assinalada por diversos decretos que culminaram com o fechamento de centenas de escolas no estado de São Paulo no ano de 1938. Apresento como objeto da pesquisa uma escola, chamada de Tietê, que estava localizada onde hoje é a cidade de Pereira Barreto. Compreendendo a instituição escolar como um centro de referência para a comunidade imigrante japonesa, como um local em que estava assegurada a transmissão de seus valores, tradições e cultura em um novo país, trabalho com a hipótese de que tal transmissão pode ser percebida através das práticas exercidas pelos professores dentro da escola e, assim, assimiladas pelos alunos. A questão então é: quais os mecanismos utilizados para garantir à sociedade japonesa imigrante que tais alunos serão um dia re-transmissores de sua identidade cultural para seus descendentes? A pesquisa terá como fontes: documentos primários e secundários, alguns já selecionados e outros a serem levantados no decorrer da pesquisa e utilização dos recursos da História Oral tendo como sujeitos ex-professores e ex-alunos da instituição escolhida. (AU)

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