Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao dos efeitos do laser de er, cr:ysgg sobre superficies radiculares expostas no tratamento da hipersensibilidade dentinaria cervical. estudo in vitro e in vivo.

Processo: 03/10001-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Carlos de Paula Eduardo
Beneficiário:Ana Cecília Corrêa Aranha
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia a laser de alta intensidade   Microinfiltração marginal   Laser de alta intensidade   Sensibilidade da dentina   Permeabilidade da dentina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipersensibilidade Dentinaria | Laser De Alta Intensidade | Laser De Er, Cr:Ysgg | Microinfiltracao | Permeabilidade Dentinaria

Resumo

O objetivo deste estudo será o de determinar os parâmetros do laser Er,Cr:YSGG no controle da hipersensibilidade dentinária cervical. O trabalho se encontra dividido em 3 partes sendo que a primeira avaliará a diminuição da permeabilidade dos túbulos dentinários. Serão confeccionadas em 120 dentes unirradiculares bovinos, duas áreas de irradiação antagônicas, sendo que uma das áreas será o controle e a outra, irradiada. Os parâmetros usados serão: 1) Controle 2) Er:YAG, 60mJ, 2Hz, ponta 2055 - fibra 50/10, 4 aplicações de 20s cada, desfocado 6mm, refrigeração a ar; os grupos 3 a 8 receberão irradiação com Er,Cr:YSGG, 20Hz, ponta Z6, 600pm, desfocado 10mm, 0% de ar e água, sendo: 3)Er,Cr:YSGG 0,25W; 4)0,5W; 5)1 W; 6)1,5W; 7)2W; 8)3W. Após as aplicações, os espécimes impermeabilizados serão imersos em Rodamina-B a 1% e incluídos em resina epóxica para confecção dos cortes. Estes terão suas imagens digitalizadas e trabalhadas em computador (ImageLab, 2.3). Os dados colhidos serão estatisticamente. Em uma segunda parte, discos de dentina e secções similares às obtidas na fase A serão obtidas de dentes humanos unirradiculares e preparados para análise em microscopia eletrônica de varredura. Serão avaliadas a morfologia superficial e penetração de corante nos túbulos dentinários, respectivamente. Em uma terceira parte, dois parâmetros selecionados na fase A serão aplicados em pacientes e estes serão acompanhados por um período de 3 meses. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARANHA, Ana Cecília Corrêa. Avaliação dos efeitos do laser de Er,Cr:YSGG sobre superfícies radiculares expostas no tratamento da hipersensibilidade dentinária cervical. Estudo in vitro e in vivo. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia (FO/SDO) São Paulo.