Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento funcional em cana-de-açúcar utilizando ESTs como marcadores moleculares

Processo: 03/09760-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2004
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Anete Pereira de Souza
Beneficiário:Laura Helena Marcon Teixeira
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Etiquetas de sequências expressas   Mapeamento genético   Resistência à doença

Resumo

A cana-de-açúcar (Saccharum sp.) está entre as espécies de maior importância econômica no mundo, constituindo uma das principais fontes de produção de açúcar e álcool, Apesar do Brasil ocupar posição de destaque, como o maior produtor mundial, os níveis de produtividade são considerados baixos. A obtenção de novas variedades de cana-de-açúcar, mais produtivas e resistentes a pragas e doenças, é um processo que consome vários anos até o lançamento para o plantio comercial. O desenvolvimento de mapas de ligação pode contribuir significativamente para os programas de melhoramento, principalmente na localização de genes associados a características agronômicas de interessa. Os bancos de dados de sequências expressas (ESTs-database) oferecem uma oportunidade para a construção de mapas funcionais, os quais servem de base para a estratégia de genes candidatos (Cartdidate-gene approach). O projeto de sequenciamento de ESTs (SUCEST) do programa Genoma da FAPESP já identificou cerca de 40 mil clusters que representam os genes de cana-de-açúcar. Deste modo, o mapeamento de ESTs pode ser conduzido pela análise de polimorfismo no comprimento de restrição (RFLPs) utilizando os ESTs como sondas de hibridização. Tendo em vista os avanços que serão alcançados no melhoramento genético da cana-de-açúcar com a exploração das informações contidas nos bancos de dados de ESTs, pretende-se desenvolver um mapa de ligação a partir de ESTs relacionados à resistência a doenças e teor de açúcar em cana-de-açúcar. O desenvolvimento deste mapa de ligação será integrado a um programa de mapeamento de características qualitativas e quantitativas que vem sendo desenvolvido, empregando uma população F1 obtida a partir do cruzamento de duas variedades comerciais de cana-de-açúcar. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Laura Helena Marcon. Mapeamento funcional em cana-de-açúcar utilizando ESTs como marcadores moleculares. 2006. 96 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.