Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência a insulina durante a gestação e lactação de ratas Wistar: influência sobre o metabolismo da glicose e da insulina na prole adulta

Processo: 03/07452-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Joel Claudio Heimann
Beneficiário:Daniela Araujo Mirandola
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipertensao | Resistencia A Insulina | Sacarose | Sal | Sistema Renina-Angiotensina

Resumo

Tem sido demonstrado em estudos clínicos e epidemiológicos que a pressão arterial (PA) pode ser influenciada pelo consumo de sódio, potássio e carboidratos como a sacarose. Esta, além de alterar a pressão arterial, induz hiperinsulinemia e resistência à insulina. Além dos fatores nutricionais, o ambiente perinatal também pode contribuir para o desenvolvimento de hipertensão arterial. Barke e col. relataram a existência de uma relação inversa entre o peso ao nascimento e morte por doenças cardiovasculares na vida adulta. Outros estudos demonstraram uma associação entre baixo peso ao nascimento com resistência à insulina e intolerância à glicose na vida adulta. Em um estudo em andamento em nosso Laboratório observou-se que o consumo de dieta hipossódica durante a gestação e lactação está vinculado à menor sensibilidade à insulina na prole adulta. Assim, os objetivos do presente estudo são verificar a repercussão da resistência à insulina durante a gestação sobre a prole adulta e elucidar os mecanismos responsáveis por esta eventual alteração. Para tanto, ratas Wistar a partir da 8a semana de vida serão alimentadas com dieta hipo e normossódica, e tratadas com sacarose (20g/dL), sendo assim mantidas até o fim da amamentação. Na prole, serão avaliados funcionalmente o sistema renina-angiotensina, resistência à insulina e PA e serão dosadas as concentrações de GH, catecolaminas e glicocorticóides. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIRANDOLA, Daniela Araujo. Resistência à insulina durante a gestação e lactação de ratas Wistar: influências sobre o metabolismo da glicose e da insulina na prole adulta. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.