Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do padrão respiratório, amadurecimento, ponto de colheita e conservação pós-colheita com a utilização de reguladores vegetais de frutos de jabuticabeira (Myrciaria jaboticaba, Berg.)

Processo: 03/07523-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2004
Vigência (Término): 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Elizabeth Orika Ono
Beneficiário:Maria Olívia Gaspar Corrêa
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Pós-colheita   Respiração vegetal   Jabuticaba   Conservação de alimentos

Resumo

As jabuticabeiras são árvores nativas das matas brasileiras e seus frutos, as jabuticabas, populares e apreciados no Brasil, e no exterior onde são cultivadas como plantas exóticas com sucesso têm grande potencial de comercialização embora sejam bastante perecíveis. Apesar de bastante apreciado e conhecido, este fruto é pouco estudado, o que dificulta o aprimoramento de técnicas de conservação pós-colheita. Este projeto tem por objetivo estudar o padrão respiratório e de amadurecimento das jabuticabas, a fim de estabelecer-se o ponto de colheita, mas precoce que possa auxiliar na melhor conservação pós-colheita dos mesmos. Além disso, o projeto analisará a eficiência de reguladores vegetais, giberelina, dtocinina e uniconazole a 200 ppm, embalagens e armazenamento sob temperatura controlada (8 e 12 graus) na conservação pós-colheita dos frutos. Para tanto serão feitas análises físicas, como massa dos frutos, tamanho, SST, níveis de clorofila e firmeza e análises químicas dos teores de poliainas, açúcares totais e redutores e atividade das enzimas peroxidase, polifenoloxidase. O delineamento experimental será inteiramente casualisado em esquema fatorial sendo os fatores: estádio de maturação e tempo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORRÊA, Maria Olívia Gaspar. Amadurecimento, ponto de colheita e conservação pós-colheita de frutos myrciaria jaboticaba Berg. (Jabuticaba). 85 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.