Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtencao e caracterizacao de celulas tronco embrionarias caninas.

Processo: 03/12351-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Joaquim Mansano Garcia
Beneficiário:Naiara Zoccal Saraiva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Crânio   Caracterização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterizacao | Cranio | Obtencao

Resumo

As células tronco embrionárias (ES-cells) estão na forma indiferenciada, sendo obtidas de mórulas e blastocistos. A biologia das células tronco é uma das áreas mais promissoras no desenvolvimento científico. Os cães servem atualmente como modelo experimental para uma série de doenças, como para a Distrofia Muscular de Duchenne em humanos. Mas a prática de avançadas biotecnologias e a manipulação gênica dos animais dependem de uma eficiente rotina de isolamento de linhas ES-cells. Objetivando avaliar se embriões caninos nos estádios de mórula e blastocisto são capazes de produzir linhas de células tronco embrionárias desenvolver uma metodologia adequada a obtenção e manutenção das ES-cells, fazer a caracterização da indiferenciação, avaliar a capacidade de diferenciação e a influência de diferentes fontes protéicas no desenvolvimento das linhas celulares, embriões de canino obtidos no estádio de mórula e blastocisto terão os blastômeros e a massa celular interna, respectivamente, isolados mecanicamente e implantados em uma monocamada de suporte, constituída de fibroblastos primários fetais murinos (FPFM) inativada com mitomicina C. O cultivo se dará em dois tipos de meio com diferentes suplementações protéicas (aMEM adicionado de 10% de SFB e Knockout DMEM, adicionado de 15% de Knockout SR). As ES-cells serão caracterizadas quanto a indiferenciação através deteste bioquímico (fosfatase alcalina) e imunológico (marcadores celulares) e também quanto a capacidade de diferenciação in vitro (corpos embriônicos) e in vivo (formação de teratocarcinoma). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SARAIVA, Naiara Zoccal. Efeitos da demecolcina na cinética de maturação, microtúbulos e na enucleação química de oócitos bovinos. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.