Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da expressao genica em pacientes talassemicos homozigotos para a mutacao beta 39 (c - t) com evolucoes clinicas distintas: maior e intermediaria por serial analysis of gene expression (sage).

Processo: 03/13814-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fernando Ferreira Costa
Beneficiário:Camila Oresco dos Santos
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13801-7 - Alterações hereditárias das hemoglobinas: genética molecular, aspectos da evolução clínica e produção de animais transgênicos, AP.TEM
Assunto(s):Expressão gênica   Análise serial da expressão gênica (SAGE)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Beta-Talassemia | Expressao Genica | Sage

Resumo

As talassemias caracterizam-se pela supressão total ou parcial de uma das cadeias globínicas, cadeias a levando a a-talassemia e cadeias b levando a b-talassemia. As b-talassemias são classificadas como maior, onde há necessidade de transfusões freqüentes, intermediárias e menores, onde o quadro clínico se apresenta de forma mais benigna. Devido a mande heterogeneidade clínica e genética apresentada pelas b-talassemias, e mediante a evidente a necessidade de elucidar mecanismos de diferenciação celular e expressão gênica que, conduzem a expressão fenotípica diferenciada dentro de um mesmo genótipo, é que propusemos este projeto, a fim de estudar o perfil de expressão gênica comparativo entre pacientes portadores b-talassemia com diferentes evoluções clínicas e mesma alteração molecular. A possível identificação de seqüências gênicas importantes, que possam desempenhar papel regulador ou fatores de transcrição, bem como genes poucos expressos e ainda não conhecidos é importante não só do ponto de vista da função gênica, mas também porque pode representar uma alternativa terapêutica nas hemoglobinopatias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Camila Oresco dos. Fatores geneticos moduladores da gravidade clinica nas Beta-talassemias: o exemplo da proteina AHSP (Alpha Hemoglobin Stabilizing Protein). 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.