Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais com fosfolipases a2 e miotoxinas de veneno de serpentes.

Processo: 04/02376-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Marcos Roberto de Mattos Fontes
Beneficiário:Angelo José Magro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalização   Miotoxinas   Fosfolipases   Venenos de serpentes   Bothrops   Cristalografia

Resumo

O projeto propõe o estudo de proteínas isoladas de veneno botrópico, a BnSP-7 e a BnSP-6 de Bothrops neuwiedl paulpensis e a BthA-I de Bothrops jararacussu nas formas nativas, modificadas quimicamente com BPB (brometo de p-bromofenacil) e também, no caso da BthA-I, de um complexo com a vitamina E (alfa-tocoferol). Apesar das proteínas escolhidas para o projeto apresentarem um alto grau de homologia e serem originárias de veneno botrópico, suas características funcionais são bem distintas. A BnSP-7 e a BnSP-6 são fosfolipases A2 (PLA2s) homólogas (som atividade catalítica) básicas, com atividade miotóxica. A BthA-I é uma PLA2 ácida que apresenta atividade catalítica e que possui a capacidade de inibir a agregação plaquetária. A modificação química das proteínas por BPB leva à alquilação do resíduo His48 (do sítio catalítico) e leva à perda da atividade hidrolítica de fosfolipídios e à diminuição dos efeitos tóxicos e farmacológicos destas proteínas. Já a vitamina E se liga ao sítio ativo das PLA2s e inibe atividade catalítica destas, sendo, portanto, uma substância com um bom potencial anti-inflamatório. A proposta deste projeto é inserir o aluno em todas as etapas dos estudos estruturais com PLA2s e miotoxinas de veneno de serpentes, de maneira que o mesmo lenha uma formação completa na área. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGRO, Angelo José. Estudos estruturais experimentais e teóricos com proteínas do veneno da serpente Bothrops jararacussu. 2006. 85 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.