Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais com miotoxinas lys49-pla2 nativas e complexadas com brometo de p-bromofenacil e vitamina e.

Processo: 03/04469-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Marcos Roberto de Mattos Fontes
Beneficiário:Daniela Priscila Marchi Salvador
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalização   Venenos de serpentes   Bothrops   Fosfolipases   Cristalografia

Resumo

O projeto propõe o estudo estrutural de duas proteínas isoladas de veneno botrópico, a MjTX I e MjTX II Bothrops moojeni nativas e modificadas quimicamente com BPB (brometo de p-bromofenacil). Estas proteínas pertencem a classe das fosfolipases A2 homólogas (Lys49 PLA2). A modificação química destas proteínas por BPB leva à alquilação do resíduo His48 (do sítio catalítico) e induz à perda de atividade hidrolítica de fosfolipídeos e à diminuição dos efeitos tóxicos e farmacológicos, tendo então possível importância acadêmica e biotecnológica. Além disso, serão realizados experimentos de co-cristalização, com PLA2s de veneno de serpentes e vitamina E, que é um agente inibidor desta classe de proteínas podendo ter importância como agente anti-inflamatório. A proposta é inserir o aluno em todas as etapas dos estudos estruturais com PLA2s de veneno de serpentes, de maneira que o mesmo tenha uma formação completa na área. Assim o treinamento incluirá o aperfeiçoamento/aprendizagem de técnicas de bioquímica; experimentos de cristalização; experimentos de co-cristalização; coleta de dados de difração de raios-X dos cristais possivelmente obtidos; elucidação das estruturas, modelagem/refinamento e análise das estruturas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALVADOR, Daniela Priscila Marchi. EStudos estuturais com miotoxinas Lys49-PLA2(s) nativas e complexadas com vitamina E. 127 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.