Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da atividae antiulcerogenica dos extratos e fracoes das folhas de davilla elliptica st. hill. e davilla nitida (vahl) kubitzki (dilleniaceae).

Processo: 04/06207-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Clélia Akiko Hiruma Lima
Beneficiário:Hélio Kushima
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Bioprospecção   Cerrado   Plantas medicinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiulcera | Bioprospeccao | Cerrado | Davilla Elliptica | Davilla Nitida | Plantas Medicinais

Resumo

Este trabalho é um subprojeto do projeto temático intitulado "Uso sustentável da biodiversidade brasileira: prospecção química e farmacológica em plantas superiores" que visa estudar farmacologicamente as folhas de Davilla elliptica e Davilla nítida, espécies vegetais encontradas no Cerrado. A partir da indicação popular D. elliptica para gastrites e distúrbios do trato gastrintestinal, foram realizados testes piloto onde foi possível comprovar preliminarmente a atividade antiulcerogênica dos extratos etanóico e diclorometano de suas folhas. A espécie D. nitida, por pertencer a mesma família e ao mesmo gênero da D. elliptica, a espécie pode apresentar um potencial efeito antiulcerogênico. No intuito de dar prosseguimento a esta avaliação este projeto se propõe a avaliar a atividade farmacológica dos extratos e frações de diferentes polaridades de D. elliptica e de D.nitida em diversos modelos animais. Os modelos experimentais selecionados serão sempre aqueles que comumente estão relacionados à etiologia das úlceras pépticas como a lesão gástrica induzida por etanol, estresse, drogas antiinflamatórias não-esteroidais, aumento da acidez gástrica, dentre outros. A partir da caracterização dos extratos mais ativos serão realizados fracionamentos fitoquímicos com o objetivo de dar prosseguimento aos estudos envolvendo os mecanismos de ação pela qual as substâncias ativas presentes possam estar atuando. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KUSHIMA, Hélio. Avaliação da atividade antiulcerogênica dos extratos e frações das folhas de Davilla elliptica St. Hill. e Davilla nitida (Vahl) Kubitzki (DILLENIACEAE). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.