Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos cronicos do treinamento aerobio nas concentracoes de leptina plasmatica em ratos.

Processo: 04/03888-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Antonio Herbert Lancha Junior
Beneficiário:Fabiana Braga Benatti
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Composição corporal   Leptina   Treinamento aeróbio   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composicao Corporal | Leptina | Lipideos Plasmaticos | Obesidade | Treinamento Aerobio

Resumo

A obesidade é o distúrbio nutricional mais comum na sociedade atual, e suas conseqüências vão desde o diabetes mellitus até a doença cardíaca. Fatores genéticos e ambientais contribuem para isto, porém em humanos o componente genético ainda é pouco definido. Com a clonagem do gene ob de ratos e do seu receptor, foi descoberta a leptina, o "hormônio da saciedade". A leptina é secretada, principalmente, pelo tecido adiposo e reflete a quantidade de gordura depositada neste tecido. De acordo com a literatura, o efeito do treinamento sobre este hormônio é ainda contraditório. Desta forma, este estudo visa a verificação da relação entre o treinamento físico aeróbio e as concentrações de leptina plasmática em ratos. Para o desenvolvimento do projeto os animais serão divididos em dois grupos de treinamento, com duração de oito semanas: o grupo A realizará o programa de treinamento aeróbio sub-limiar, em sistema de natação, cinco vezes por semana, 60 minutos por sessão de treino; o grupo C será o grupo controle, onde os animais serão mantidos nas mesmas condições, mas não realizarão qualquer tipo de treinamento. Possíveis efeitos do treinamento nas concentrações de leptina serão verificados. Prováveis alterações na composição corporal e no gasto energético serão analisadas, além de análises plasmáticas, as quais serão feitas pré e pós-tratamento, a fim de verificar correlações entre leptina e lipídeos plasmáticos, ácidos graxos livres (AGL) colesterol, triglicerídeos (TG) e insulina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FABIANA BRAGA BENATTI; ANTONIO H. LANCHA JUNIOR. Leptina e exercício físico aeróbio: implicações da adiposidade corporal e insulina. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 13, n. 4, p. 263-269, . (04/03888-3)
BENATTI, F. B.; POLACOW, V. O.; RIBEIRO, S. M. L.; GUALANO, B.; COELHO, D. F.; ROGERI, P. S.; COSTA, A. S.; LANCHA JUNIOR, A. H.. Swimming training down-regulates plasma leptin levels, but not adipose tissue ob mRNA expression. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 41, n. 10, p. 866-871, . (04/03888-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENATTI, Fabiana Braga. Alterações da concentração plasmática de leptina e sua associação com a insulina: efeitos do treinamento aeróbio crônico em ratos. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esportes (EEFE/BT) São Paulo.