Busca avançada
Ano de início
Entree

Islã, legitimidade e cultura política: o movimento estudantil no Irã durante o Período Khatami

Processo: 04/06181-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Omar Ribeiro Thomaz
Beneficiário:Youssef Alvarenga Cherem
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Islamismo   Movimento estudantil   Irã (país)   Cultura política   Xiismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Politica | Ira | Islamismo Politico | Movimentos Estudantis | Xiismo

Resumo

Tendo como pano de fundo o debate sobre a reforma política ao longo dos dois mandatos presidenciais de Mohammad Khatami (1997-2001; 2002-2005), e como universo teórico as relações entre cultura e política, pretendemos investigar a dinâmica das transformações recentes no Irã a partir de um estudo de caso: os movimentos estudantis que se sucederam nas instituições universitárias em Teerã. Um trabalho etnográfico sobre o movimento estudantil permite uma outra porta de entrada à discussão em torno da possibilidade de mudança política nos países do Oriente Médio, ao explicitar as expectativas políticas próprias aos atores sociais em jogo e relacioná-las a um processo de construção de uma sociedade civil que não se encaixa nos moldes ocidentais, visto que se articula em torno do campo religioso. Ao focar a análise dos protestos estudantis durante o citado período nas percepções dos próprios atores e suas relações com o contexto social nacional e internacional, distanciar-nos-emos tanto das análises políticas "culturalistas" (orientalistas) quanto de enfoques racionalistas e individualistas. Dois recortes acompanharão esta empreitada: um, de caráter mais geral: a concepção da legitimidade como portadora de possibilidades de mudanças no sistema político; outro, de caráter mais específico: a análise do impacto dos movimentos estudantis e dos intelectuais islâmicos na definição da legitimidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHEREM, Youssef Alvarenga. Islã, legitimidade e cultura politica: o movimento estudantil no Irã durante o periodo Khatami (1997-2005). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.