Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de occistos de protozoários pertencentes a subfamília toxoplasmatinae eliminados em fezes de cães e gatos pela análise molecular do espaçador interno transcrito 1 (ITS1) e espaçador interno transcrito 2 (ITS2)

Processo: 04/04040-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Rodrigo Martins Soares
Beneficiário:Renata Molina Monteiro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Coccidia   Oocistos

Resumo

Oocistos de coccídeos da sub-família Toxoplasmatinae são morfologicamente indistinguíveis, de forma que o diagnóstico coprológico diferencial entre os integrantes deste grupo é virtualmente impossível, se utilizadas metodologias convencionais de diagnóstico. Com base em dados fornecidos pela análise de seqüências de rDNA, pesquisas recentes com coccídeos Hammondia-like, geneticamente distintos de N. caninum e H. heydorn em cães vêm demonstrando que mais de uma espécie de Hammondia (ou mais de duas espécies de Toxoplasmatinae além de H. heydorn e N. caninum) podem utilizar cães como hospedeiros definitivos. Pelo presente, propomos um projeto que visa identificar oocistos Hammondia-like em fezes de canídeos e felídeos através de métodos moleculares. As amostras de oocistos serão avaliadas morfologicamente por microscopia óptica e testadas pela PCR com primers específicos para a detecção de DNA de N. caninum, se forem amostras provenientes de canídeos. Para o caso de amostras provenientes de felídeos, as amostras serão testadas com primers específicos para detecção de DNA de T. gondii. A seguir, as amostras de oocistos serão submetidas a outra PCR, de forma a amplificar as seqüências ITS1, 5,8S e ITS2 intercalada entre as frações 18S e 28S das unidades ribossomais. Os produtos de PCR serão seqüenciados e as seqüências encontradas serão comparadas com dados similares disponíveis nos bancos de seqüências de acesso público para identificação molecular dos oocistos pesquisados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTEIRO‚ R.M.; PENA‚ H.F.J.; GENNARI‚ S.M.; DE SOUZA‚ S.O.; RICHTZENHAIN‚ L.J.; SOARES‚ R.M. Differential diagnosis of oocysts of Hammondia-like organisms of dogs and cats by PCR-RFLP analysis of 70-kilodalton heat shock protein (HSP70) gene. Parasitology Research, v. 103, n. 1, p. 235-238, 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Renata Molina. Caracterização de protozoários pertencentes à sub-família Toxoplasmatinae pela análise molecular do gene codificador de proteína do choque térmico (HSP70) e do espaçador interno transcrito 1 (ITS-1). 2006. 105 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.