Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma ferramenta genérica para a instanciação de frameworks baseados em linguagem de padrões

Processo: 04/04185-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Masiero
Beneficiário:Edison Kicho Shimabukuro Junior
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento de software   Frameworks   Reúso de software

Resumo

O uso de frameworks no processo de construção de software está se tornando uma estratégia muito importante para aumentar o reúso, reduzir o tempo de desenvolvimento e conseqüentemente os custos na indústria de software. Na medida que a complexidade do software aumenta, a necessidade do uso de frameworks é mais evidente e nota-se que atualmente diversas empresas desenvolvem produtos utilizando esta tecnologia. Pesquisas recentes associam linguagens de padrões a frameworks para facilitar o reúso e diminuir a curva de aprendizado necessária para sua utilização. O problema do reúso e da instanciação de frameworks ainda gera dificuldades na utilização desses sistemas por pessoas que não são especialistas no domínio da aplicação em questão. Pensando neste problema, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta visual para automatizar o processo de instanciação de frameworks associados a uma linguagem de padrões. Essa ferramenta, denominada F1T (Framework Instantiation Tool), deverá ser genérica e adaptável a diferentes pares "linguagem de padrões/framework", de maneira a apoiar a instanciação de frameworks construídos com base em uma linguagem de padrões específica. A idéia é usar um processo no qual o desenvolvimento de frameworks seja baseado em uma linguagem de padrões e a instanciação desses frameworks seja automatizada pela FIT. Pretende-se, com isso, facilitar o reúso e diminuir consideravelmente a curva de aprendizado necessária para a utilização de frameworks. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Um gerador de aplicações configurável. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.