Busca avançada
Ano de início
Entree

Preservacao ossea:uma questao arqueologica

Processo: 03/03082-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Pré-histórica
Pesquisador responsável:Márcia Angelina Alves
Beneficiário:Rafael Bartolomucci
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14254-2 - Centro de Estudos do Genoma Humano, AP.CEPID
Assunto(s):Tafonomia   Sambaquis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia | Pseudopaleopatologia | Remanescentes Osseos Humanos | Sambaqui | Sepultamentos | Tafonomia

Resumo

Sambaquis são montes artificiais presentes em grande extensão da costa brasileira, constituídos por conchas e compostos de restos de fauna, artefatos ósseos, artefatos líticos lascados e polidos, estruturas de fogueiras e vestígios de assentamentos, alem de muitos sepultamentos. Seus construtores eram pescadores e coletores que habitaram a costa brasileira há cerca de 8000 anos AP até 600 anos AP. Além do litoral, esta manifestação também pode ser observada no interior, próximas a rios. Embora a dimensão dos sarribaquis fluviais seja menor que a dos litorâneos, as indústrias lítica e óssea dos dois locais são muito parecidas e ambos apresentam numerosos sepultamentos. Por isso um estudo sobre a preservação óssea humana poderá com outros indicadores tafonomicos ajudar a compreender o processo de interpretação dos sambaquis assim como nas analises bioantropologicas. Uma abordagem tafonomica iluminara os problemas que enfrentam tantos arqueólogos como bioantropologos na compreensão da preservação dos diversos elementos ósseos humanos em contexto sambaquiero. Os objetivos principais são analisar a preservação óssea referente às diversas faixas etárias assim como na questão do gênero e correlacionar com os níveis estratigráficos em que se encontram os sepultamentos. Para tal analise foi proposto uma ficha com diversos marcadores, já aplicados em outras pesquisas. Será realizado inferências estatísticas intra indivíduos e intra sítios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARTOLOMUCCI, Rafael. Preservação óssea: um estudo tafonômico dos remanescentes ósseos humanos dos sambaquis fluviais do vale do Ribeira de Iguape, SP. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) São Paulo.