Busca avançada
Ano de início
Entree

Zoneamento geoambiental como subsidio a avaliacao de impactos ambientais no assentamento rural pirituba ii.

Processo: 04/05088-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Jairo Roberto Jiménez-Rueda
Beneficiário:Julia Zanin Shimbo
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Reforma agrária   Sustentabilidade   Licenciamento ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Licenciamento Ambiental | Reforma Agraria | Sustentabilidade | Zoneamento Geoambiental

Resumo

Os programas de reforma agrária no Brasil estão sofrendo mudanças recentes, devido à falta de adequação a legislação ambiental e carência de estudos de diagnósticos ambientais para planejamento e desenvolvimento dos assentamentos. Isto insere o debate sobre o licenciamento (Resolução CONAMA 289) e impactos ambientais em projetos de assentamentos da reforma agrária. O objetivo deste estudo é avaliar os impactos antes e após a implantação do Assentamento Fazenda Pirituba, nos municípios de Itapeva e Itaberá (SP), e realizar o Zoneamento Geoambiental para subsidiar programas de gestão, licenciamento e recuperação ambiental. A estratégia de pesquisa iniciará com um Diagnóstico Zero (pesquisa bibliocartografica) da região, estudos interpretativos de sensores remotos e suas relações de temporalidade (uso e ocupação antes e em diferentes períodos do assentamento), para avaliação dos impactos ambientais (utilizando indicadores), reconhecimentos e verificações em campo, elaboração de cartas básicas e correlações com as informações fundamentais para definir o mapa de Zonas e Subzonas Geoambientais, e entrevistas com as famílias assentadas. Com isto, procede-se a elaborar e discutir as cartas temáticas para subsidiar a tomada de decisões em projetos de políticas públicas que visem menor degradação ambiental no assentamento, em consonância com a legislação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SHIMBO, Julia Zanin. Zoneamento geoambiental como subsídio aos projetos de reforma agrária. Estudo de caso: assentamento rural Pirituba II (SP). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.