Busca avançada
Ano de início
Entree

A linguagem matemática como necessidade emergente nas representações de professor e alunos numa aula experimental de ciências

Processo: 04/04155-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Anna Maria Pessoa de Carvalho
Beneficiário:Alex Bellucco do Carmo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino de ciências   Cultura científica   Linguagem científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enculturacao | Ensino Aprendizagem Ciencias | Visoes De Ciencias

Resumo

O presente projeto se insere numa perspectiva de aprendizagem de ciências como a aquisição de uma nova cultura, ou seja, a aprendizagem ocorre quando os estudantes passam a utilizar a linguagem e as práticas da ciência. Pretendemos verificar como e o que os alunos apreendem dessa cultura científica. Para tal fim, será feita uma comparação dos diferentes tipos de linguagem (oral, escrita, matemática etc.), que eventualmente eles podem vir a utilizar, com a linguagem científica. Escolhemos analisar aulas inseridas numa metodologia de ensino por investigação, pois nestas há uma participação intensa e ativa dos estudantes, dessa forma, podemos observar como evolui a linguagem que eles utilizam, possibilitando assim atingir nossos objetivos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)