Busca avançada
Ano de início
Entree

Tafonomia como ferramenta interpretativa: elucidacao de vies deposicional faunistico em sitios arqueologicos, a partir de comparacoes com sitios paleontologico e etnografico.

Processo: 04/11484-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia
Pesquisador responsável:Walter Alves Neves
Beneficiário:Marcos César Bissaro Júnior
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/01321-6 - Origens e microevolução do homem na América: uma abordagem paleoantropológica (III), AP.TEM
Assunto(s):Tafonomia   Sítios arqueológicos   Densidade óssea   Zooarqueologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Densidade Ossea | Indice De Utilidade | Sitios Arqueologicos | Tafonomia | Zooarqueologia

Resumo

Inserido no do projeto temático "Origens e micro-evolução do homem na América: uma abordagem paleoantropotógica, IIP (FAPESP Proc. 04/01321-6) este estudo visa à compreensão do registro faunístico arqueológico da região de Lagoa Santa, a fim de compreender as estratégias de subsistência, especificamente de caça, das sociedades forrageiras de Lagoa Santa. Para melhor entendimento do registro arqueológico, no que tange a estudos faunísticos, alguns processos tafonômicos que alteram os remanescentes ósseos devem ser reconhecidos e entendidos a fim de minimizar possíveis erros interpretativos. Agentes humanos e agentes naturais são os dois vetores que alteram um elemento qualquer em um contexto arqueológico. A partir de uma coleção paleontológica e uma coleção etnográfica, nos quais apenas um dos processos acima citados está agindo (em contexto paleontológico, apenas agentes naturais e em contexto etnográfico, apenas agentes humanos), levantaremos dados para aplicação em contextos arqueológicos. Para isto, caracterizaremos as coleções quanto à identificação de espécies, parte anatômica, número de elementos representados (NISP), número mínimo de indivíduos (MNI), grau de fragmentação, grau de queima, marcas de corte, e alterações naturais físicas e químicas. Como ferramentas analíticas para tratamento dos dados levantados, utilizaremos dados de densidade óssea e índices de utilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BISSARO JÚNIOR, Marcos César. Tafonomia como ferramenta zooarqueológica de interpretação: viés de representatividade óssea em sítios arqueológicos, paleontológico e etnográfico. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.