Busca avançada
Ano de início
Entree

As relacoes sociais - professor/aluno e aluno/aluno - na elaboracao de jogos e regras em aulas de educacao fisica.

Processo: 04/11949-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Pedro Jose Winterstein
Beneficiário:Braulio Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Co-Decisao | Construcao De Jogos | Educacao Fisica | Formulacao De Regras | Inter-Relacao Social | Relacoes Inter-Pessoais

Resumo

Esta pesquisa de caráter qualitativo visa identificar as diversas formas de inter-relação social pertinentes ao processo de formulação de regras em jogos infantis durante aulas de Educação Física (EF). A construção de regras em ambiente coletivo fomenta a aceitação da crítica e a formulação da autocrítica individual, sendo estas, estimuladas pela co-decisão e co-responsabilidade que se instauram durante o processo de ensino/aprendizagem na concepção aberta de ensino. Concepção esta, que possibilita a construção de um ambiente de respeito mútuo e cooperação. "As aulas de EF que serão ministradas neste projeto para crianças entre 9 e 11 anos, serão conduzidas segundo a concepção aberta de ensino, pois esta, possibilita que os próprios alunos discutam e encontrem as regras que eles consideram justas e viáveis, e que rejam as atividades e a convivência em grupo. As aulas serão filmadas, com o consentimento dos pais e alunos, para possibilitar o registro e posterior análise das manifestações verbais e gestuais. Para a análise do material audiovisual, utilizaremos o método de análise de conteúdo, onde serão identificadas unidades de significação, que posteriormente serão agrupadas em categorias. Assim, investigaremos as inter-relações sociais, que ocorrem no processo de formulação de jogos e regras nas aulas de EF. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Braulio. Interações sociais em aulas de educação fisica. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Campinas, SP.