Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de polióis poliésteres a base de copolímeros de 3-hidroxibutirato e caprolactona

Processo: 04/13026-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Maria Isabel Felisberti
Beneficiário:Sabrina de Sousa Alves
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Teste de biocompatibilidade   Biodegradação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biocompatibilidade | Biodegradacao | Morfologia | Polimeros Funcionalizados | Propriedades | Sintese

Resumo

O objetivo deste projeto é a síntese de polióis poliésteres que apresentem massa molar controlada e inferior a 5.000 g/mol, e terminações funcionalizadas por hidroxilas, a partir de reações de transesterificação de PHB e PCL. As hidroxilas terminais dos copolímeros formados permitirão, caso haja tampo hábil, a síntese de poliuretanas através de reação com isocianato alifático. Tanto o PHB quanto a PCL são polímeros biodegradáveis e biocompatíveis. O PHB obtido por fermentação microbiológica é isotático, apresentando um alto grau de cristalinidade, o que o torna duro e quebradiço. A copolifnerização com a PCL é uma alternativa para a modificação das suas propriedades mecânicas sem perder as propriedades de biodegradabilidade e biocompatibilidade. Neste projeto propomos dois procedimentos para a síntese dos copolímeros: um utilizando um solvente inerte e outra utilizando como solvente o próprio etileno glicol utilizado como reagente na transesterificação. As duas metodologias serão analisadas e comparadas. No caso da síntese de poliuretanas, será utilizado como reagente um isocianato alifático de baixa toxicidade, já utilizado em poliuretanas biocompatíveis. Os polióis poliésteres obtidos e as possíveis poliuretanas sintetizadas serão caracterizadas quanto à sua estrutura pelas técnicas de RMN de 1H, RMN de 13C, FTIR, GPC e índice de hidroxilas; quanto às suas propriedades físicas por DSC; e quanto à sua morfologia por microscopia ótica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Sabrina de Sousa. Sintese de poli (esteres-uretanas) a base de poliois de poli (hidroxibutirato) e poli (caprolactona). 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.