Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificacao e mensuracao da area do perfil dos corpos celulares dos neuronios mioentericos do duodeno de ratos de meia idade submetidos a programa de atividade fisica (corrida em esteira).

Processo: 04/11179-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Romeu Rodrigues de Souza
Beneficiário:Renata de Britto Mari
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Ratos Wistar   Atividade física   Duodeno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Fisica | Duodeno | Envelhecimento | Neuronios Mioentericos | Rato Wistar

Resumo

Com a redução na taxa de mortalidade e fecundidade, nas décadas de 30 e 60 do século passado, houve um aumento significativo da população idosa no Brasil. Por esta razão, a preocupação com o idoso está se tornando uma constante em nossa sociedade, uma vez que o processo de envelhecimento compromete as funções fisiológicas que podem ou não estar acompanhadas de alterações estruturais. A atividade física pode, quando realizada por um longo período, promover alterações fisiológicas e morfológicas benéficas, para os sistemas corporais. O trato gastrointestinal, desta maneira poderia ser beneficiado, uma vez que desempenha um importante papel no suprimento contínuo de água, eletrólitos e nutrientes para os demais órgãos do corpo. O referido trato é inervado por fibras nervosas de neurônios agrupados em plexos e, entre eles, destaca-se o plexo mioentérico, que realiza funções complexas como: controle de motilidade gastrointestinal, da secreção de glândulas endócrinas e exócrinas e do fluxo sanguíneo Por essa razão, o presente projeto tem como objetivo avaliar a densidade e a área do perfil celular da região antimesentérica do duodeno de ratos idosos submetidos à atividade física, que poderiam esclarecer, se esta, quando iniciada na idade adulta, tem alguma influência sobre os mecanismos pelos quais o sistema nervoso autônomo, atua sobre os neurônios do intestino no processo de envelhecimento, como ocorre no sistema nervoso central. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARI, Renata de Britto. Efeitos do exercício sobre o envelhecimento dos neurônios mioentéricos do duodeno de ratos Wistar. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.