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A vinda dos cantores da corte portuguesa ao rio de janeiro e suas influencias na pratica vocal da epoca.

Processo: 04/00702-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Adriana Giarola Kayama
Beneficiário:Alberto José Vieira Pacheco
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Canto   Música brasileira   Ornamentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canto | Castrati | D. Joao Vi | Musica Brasileira | Ornamentacao

Resumo

Em 1808, Dom João VI e a corte portuguesa chegam ao Brasil, refugiando-se das Guerras Napoleônicas. Trouxe consigo um grande número de músicos, que certamente se tornaram o modelo de excelência musical no Rio de Janeiro, influenciando, desta maneira, toda a produção musical desta cidade. Nesse estudo, nosso objetivo é identificar quem eram os cantores da corte e qual era sua formação musical e vocal. Com essas informações, poderemos caracterizar melhor como era o modelo da prática vocal no Rio de Janeiro do começo do século XIX e, conseqüentemente, de que maneira ela se relacionava com a prática vocal européia. Estes dados também ajudarão e enriquecerão nossa prática interpretativa do repertório vocal brasileiro desta época. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PACHECO, Alberto José Vieira. Cantoria Joanina: a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.