O musicar local no jornalismo de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça
O "musicar local" no jornalismo de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça
'A Linguagem Musical' de Oneyda Alvarenga: lições de estética na Biblioteca de Már...
Processo: | 03/10430-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de dezembro de 2003 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2007 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira |
Pesquisador responsável: | José Miguel Soares Wisnik |
Beneficiário: | Mauricio de Carvalho Teixeira |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Música brasileira Mário de Andrade Etnomusicologia Musicologia Modernismo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Etnomusicologia | Literatura Brasileira | Mario De Andrade | Modernismo | Musica Brasileira | Musicologia |
Resumo Em 1926, Mário de Andrade formula a hipótese dos torneios melódicos brasileiros, dando inicio a um longo trabalho dedicado a entender as particularidades da música nacional. O autor buscava criar subsídios para um aproveitamento artístico destes estudos na música e na literatura modernistas. O presente projeto busca analisar os propósitos (e as vicissitudes) que levaram o autor a eleger o aspecto melódico como principal categoria de análise para a música brasileira, tendo em vista os debates musical, literário, estético e etnológico do período, e suas conseqüências para as obras ficcional e programática de Mário de Andrade. (AU) | |
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