Busca avançada
Ano de início
Entree


Torneios melódicos: poesia cantada em Mário de Andrade

Texto completo
Autor(es):
Maurício de Carvalho Teixeira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Miguel Soares Wisnik; Marcos Branda Lacerda; Carlos Gonçalves Machado Neto; Luiz Augusto de Moraes Tatit; Flávia Camargo Toni
Orientador: Jose Miguel Soares Wisnik
Resumo

O presente texto trata do pensamento de Mário de Andrade a respeito das relações poético-melódicas. Para isso, foi usada a hipótese dos torneios melódicos: o conjunto de tendências e constâncias que dão caráter a uma música. A partir dos torneios é possível analisar objetivamente uma composição, observar sua origem, suas influências e seu processo criativo. Porém, essa análise musical é indissociável de uma dimensão poética. Mário de Andrade era um músico que se expressava pela poesia e, em seus estudos técnicos, sempre privilegiou a unidade melódico-poética como objeto indissolúvel. A pesquisa baseou-se num manuscrito inédito do autor, que está separado em três partes intituladas Melódica, Rítmica e Poética. O documento, que se encontra no Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, é extremamente fragmentado e complexo, pois é constituído por numerosas anotações que o autor fez ao longo da vida. (AU)

Processo FAPESP: 03/10430-0 - Torneios melodicos: musicalidade e musicologia em mario de andrade.
Beneficiário:Mauricio de Carvalho Teixeira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado