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Gerenciamento de inovacao na industria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosmeticos: uma analise sob a perspectiva do desenvolvimento sustentavel.

Processo: 04/10228-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Ruy de Quadros Carvalho
Beneficiário:Anapatrícia de Oliveira Morales Vilha
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestao De Inovacao Tecnologica

Resumo

A relação entre empresas e meio ambiente sempre foi alvo de discussões em nível mundial por diversos atores sociais e envolvendo as esferas econômica, humana, social e tecnológica. A questão ambiental, ao tornar o setor produtivo mais influenciável pelas práticas menos poluentes e mais pró-ativas à sua conservação, passou a gerar oportunidades de negócios baseadas em inovações voltadas para a produção sustentável. A concorrência no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos brasileiro é acirrada e composta por grandes multinacionais e por empresas nacionais, muitas de pequeno e médio porte. Nesse contexto, é visível o esforço de algumas empresas brasileiras em empregar estratégias de inovação baseada em tecnologias e produtos sustentáveis como um fator de diversificação e, portanto, de competitividade. Diante do exposto, o objetivo geral da pesquisa será investigar as implicações que a busca de uma trajetória de inovação baseada em tecnologias e produtos sustentáveis traz para a complexidade e diversidade do processo de gestão da inovação e para o acúmulo de competências a ele associado. Para tanto, estabelece-se como delineamento metodológico uma revisão da bibliografia e coleta de dados secundários que visará organizar o conhecimento sobre as temáticas que envolvem o projeto, bem como realizar comparações do setor com outros no que tange à inovação. A coleta de dados primários compreenderá preliminarmente um survey orientado às práticas de estratégias de inovação junto a uma amostra de cerca de 12 a empresas nacionais que atuam no setor. Depois, a pesquisadora realizará estudos de caso em profundidade em empresas nacionais selecionadas que atuam no setor produzindo produtos "naturais" e produtos "sustentáveis". (AU)

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