Busca avançada
Ano de início
Entree

Construções de linhagens recombinantes para a produção de plástico biodegradável a partir de hidrolisado de bagaço de cana-de-açúcar

Processo: 04/15369-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luiziana Ferreira da Silva
Beneficiário:Mateus Schreiner Garcez Lopes
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bagaço de cana-de-açúcar   Plásticos biodegradáveis   Xilose   Burkholderia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacterias Recombinantes | Bagaco Da Cana-De-Acucar | Burkholderia Sacchari | Metabolismo De Xilose | Plasticos Biodegradaveis | Polihidrixialconoatos

Resumo

A utilização da biomassa vegetal em processos biotecnológicos representa um desafio na sua solubilização e bioconversão. A biomassa vegetal é composta por uma matriz lignocelulósica que quando hidrolisada libera uma mistura de açúcares, na qual, se destacam, glicose e xilose. Enquanto bioprocessos utilizando a glicose já estão bem desenvolvidos, a utilização rápida e eficiente da xilose ainda apresenta limitações. O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, gerando excedentes de milhões de toneladas de bagaço de cana todo ano. A partir deste bagaço é possível produzir diversos produtos biotecnológicos, dentre eles merece destaque os polihidroxialcanoatos (PHA). PHA são poliésteres biodegradáveis e biocompativeis acumulados, por inúmeras bactérias, sob a forma de grânulos intracelulares de reserva de carbono, podendo representar até 80% da massa seca celular. Em estudos anteriores, foi demonstrado que a produção destes materiais a partir do hidrolisado de bagaço por bactérias isoladas apresenta resultados promissores se comparados com resultados descritos na literatura. Neste estudo se destacaram as linhagens Burkholderia cepacia IPT 048 e uma espécie nova identificada como Burkholderia sacchari IPT 101. Este trabalho de doutoramento pretende clonar e identificar outros genes envolvidos no catabolismo de xilose em B. sacchari e outras bactérias, a fim de entender e disponibilizar mecanismos moleculares para aumentara eficiência de utilização de xilose por estas ou outras bactérias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCEZ LOPES, MATEUS SCHREINER; CABRERA GOMEZ, JOSE GREGORIO; SILVA, LUIZIANA FERREIRA. Cloning and overexpression of the xylose isomerase gene from Burkholderia sacchari and production of polyhydroxybutyrate from xylose. Canadian Journal of Microbiology, v. 55, n. 8, p. 1012-1015, . (04/15369-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Mateus Schreiner Garcez. Produção de plásticos biodegradáveis utilizando hidrolisado hemicelulósico de bagaço de cana-de-açúcar.. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.