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A experiência do estudante evadido de um curso de psicologia

Processo: 04/12210-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:José Marcelino de Rezende Pinto
Beneficiário:Simone Poch Vieira Palma
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Escolha profissional   Curso de graduação   Psicologia   Estudantes universitários   Evasão escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abandono De Curso | Escolha Profissional | Estudante Universitario | Evasao

Resumo

Num momento em que o acesso elitizado ao ensino superior brasileiro e a necessidade de democratização do ingresso e de permanência são discutidas no país em termos de novas políticas públicas, traz-se à luz a problematização sobre processos de exclusão ao longo da formação estudantil, entre os quais a evasão. Enquanto restrição perpetuada após o ingresso na universidade, a evasão com seus elevados índices assume contornos alarmantes. No entanto, a sistematização do fenômeno não tem merecido a devida importância. No caso da evasão dos cursos de Psicologia, a escassez de estudos mostra-se especialmente evidente. Em relação ao curso de Psicologia da FFCLRP-USP, observou-se, além disso, precariedade nas próprias estatísticas da universidade. Esta pesquisa objetiva analisar a evasão no curso de Psicologia desta faculdade sob a perspectiva do estudante evadido. Adotar-se-á uma metodologia qualitativa, na modalidade do estudo de caso. As técnicas de coleta de dados consistirão de análise documental e entrevista semi-estruturada. As entrevistas serão gravadas para posterior análise e os dados submetidos à análise de conteúdo. Cerca de vinte sujeitos serão selecionados com base no conceito de informantes-chave e considerados a partir da análise de histórico escolar, ano de ingresso, tempo de permanência, modalidade de desligamento, dentre outros elementos emergentes da análise documental e relacionados aos desligamentos ocorridos no período de 1993 a 2002. (AU)

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