Busca avançada
Ano de início
Entree

Introducao a ciencias na educacao infantil - as concepcoes dos educadores em ciencias e educadores infantis envolvidos.

Processo: 04/13550-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Alice Helena Campos Pierson
Beneficiário:Carolina Rodrigues de Souza
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Ensino de ciências   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Infantil | Ensino De Ciencias | Formacao De Professores | Projetos De Ensino

Resumo

O presente trabalho é fruto da nova preocupação e do interesse de diversos educadores em Ciências com a Educação Infantil, resultando em diferentes obras e projetos que objetivam o ensino de Ciências para esta faixa etária. Introduzir Ciências Naturais na Educação Infantil implica a coordenação de, no mínimo, dois saberes que, tradicionalmente, andaram separados e ambos sujeitos a mistificações entre os leigos e constantes reconcepções ao longo da história entre os estudiosos: a compreensão do que é ciência e do que caracteriza a infância (e a pré-escola). Nesta perspectiva, este trabalho pretende analisar sobre os caminhos que a Educação Infantil e as propostas científicas vêem seguindo. Será que tais propostas caminham na mesma direção? É possível, se os caminhos forem diferentes, redirecioná-los no processo, a partir da convivência entre educadores em ciências e educadores infantis, redefinindo trajetórias de forma a unir os objetivos, resultando em uma proposta de qualidade? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)